16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora deverá integrar rede de apoio à habitação para vítimas de violência doméstica

A Câmara Municipal de Évora deverá aderir à rede de apoio às vítimas de violência doméstica, que resulta de um protocolo de colaboração assinado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses. O convite de integração foi feito no passado dia 13 de maio, pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade, Maria Teresa Morais. O protocolo tem a finalidade de criar uma rede de municípios que prestem apoio ao processo de autonomização das vitimas de violência domestica no momento de saída das casas de abrigo, uma vez que estas valências são de resposta temporária, cuja duração máxima não deverá ser superior a seis meses, sendo por isso necessário apoiar o regresso à comunidade.

O presidente da autarquia eborense, Manuel Melgão, explicou mais detalhadamente à Rádio Campanário como se processam os apoios previstos neste protocolo, lamentando que não estejam previstos apoios por parte do Governo, salientando contudo que, na prática, a Câmara Municipal já presta este apoio aos munícipes.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/melgao%20viol%20dom_17maio.MP3{/saudioplayer}

Em 2012 foram registadas, a nível nacional, 26.084 participações de violência doméstica pela GNR e PSP, correspondendo a uma diminuição de 10% em relação ao ano transato. Em Évora foram registados 427 participações, menos duas do que em 2011, em Portalegre os dados traduzem uma diminuição de 8%, com 240 queixas-crime em 2012 e Beja, com 317 casos, foi o município português onde se verificou maior aumento percentual entre os dois anos, já que em 2012 foram participadas, às forças de segurança, 250 queixas. 

Populares