O trágico acidente aéreo que vitimou duas pessoas, um homem e uma criança, colhidos por um avião ligeiro que aterrou de emergência na praia de São João na Costa de Caparica, em Almada, foi o segundo acidente aéreo com mortos ocorrido este ano em Portugal, elevando para sete o número de vítimas mortais desde janeiro do presente ano.
De acordo com dados do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, ocorreram em Portugal 48 acidentes com aviões desde um de janeiro de 2009, com a maioria a acontecer nesse ano e no de 2015.
No que diz respeito aos três distritos da região alentejana, foram registados, desde o ano de 2009, 10 acidentes aéreos, que tiraram a vida a 11 pessoas e provocaram 3 feridos graves, dos quais, 4 ocorreram no distrito de Évora, 3 no distrito de Portalegre, 2 no distrito de Beja e 1 no Litoral Alentejano.
Veja aqui a cronologia dos acidentes aéreos registados no Alentejo desde 1 de Janeiro de 2009:
19 de junho de 2016, Ferreira do Alentejo – A queda de uma aeronave na zona de Canhestros, em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, provocou a morte do piloto, de nacionalidade belga, dois feridos graves e dois ligeiros, estes quatro paraquedistas portugueses.
20 de novembro de 2015, Ponte de Sor – Um helicóptero despenhou-se perto do aeródromo de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, o que causou ferimentos graves a uma jovem de 22 anos, de nacionalidade angolana.
19 de setembro de 2015, Alcácer do Sal – Um ultraleve aterrou de emergência, tendo capotado de seguida, numa herdade de Alcácer do Sal, Setúbal, o que provocou ferimentos ligeiros aos dois ocupantes.
4 de dezembro de 2014, Portalegre – Um helicóptero despenhou-se perto do aeródromo de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, e os dois tripulantes morreram.
30 de abril de 2014, Évora – Morte dos dois tripulantes que seguiam a bordo de uma aeronave que se despenhou na zona de Monte da Chaminé, perto do Aeródromo Municipal de Évora.
5 de janeiro de 2013, Portalegre – Queda de uma aeronave numa zona rural, na Herdade Sobral da Lameira, concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, motivou a morte do piloto e único ocupante do aparelho.
5 de setembro de 2012, Évora – A queda de uma aeronave em zona rural, nas imediações do Aeródromo Municipal de Évora, provocou um morto.
19 de julho de 2012, Beja – Registada amaragem de um avião anfíbio, que participava no combate ao incêndio em Tavira na albufeira do Roxo, devido a uma falha técnica, sem causar vítimas.
6 de março de 2010, Montemor-o-Novo – Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave junto à localidade de Ciborro. O aparelho despenhou-se quando se preparava para aterrar numa pista particular situada junto a um arrozal, numa zona isolada.
14 de agosto de 2009, Évora – Uma aeronave, um bimotor Beech 99 conduzido pelo dono do avião e proprietário da empresa de paraquedismo SkyDive, caiu no Bairro de Almeirim, o que causou a morte dos dois ocupantes. O aparelho causou ainda danos no edifício em que raspou quando caiu.