A Praia da Franquia, em Vila Nova de Mil Fontes (Beja), encontra-se reaberta ao público na sua totalidade, após reposição de areias, inserida na empreitada denominada “Transposição de Sedimentos da Foz do Rio Mira para Reforço do Cordão Dunar”.
Para a Praia da Franquia, foram transpostas 100 mil toneladas de areia, estipulando a empreitada, a transposição de mais 30 mil toneladas de areia para a Praia das Furnas, margem Sul, até ao final do mês de setembro.
A empreitada de transposição de sedimentos é da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, em coordenação com a Agência Portuguesa do Ambiente, e visa a mitigação da erosão na Praia da Franquia, assim como melhorar as condições de navegabilidade no acesso ao estuário do Rio Mira.
Abrangendo cerca de 2 quilómetros do Rio Mira, prevendo a retirada total de 130 mil toneladas de areia do leito, até uma profundidade máxima de 1,5 metros.
A empreitada representa um investimento total de cerca de 1,7 milhões de euros, incluindo o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e a elaboração dos projetos, valor comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).