Foi inaugurada sábado, dia 2 de setembro, a exposição permanente do Museu Rural do Povo de Santa Maria, no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, em Estremoz.
Já tendo tido duas outras localizações, o Museu Rural foi agora instalado num local “onde está mais dignificado”, e onde terá mais visibilidade, uma vez que se insere num espaço que recebe “muitas exposições temporárias”, como explica Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, em declarações à Rádio Campanário, presente na cerimónia.
O espaço municipal onde se encontrava instalado o museu, foi necessário para “reorganizar aquivo” resultante da burocracia, “que estava muito disperso”, explica, mas tratando-se de “um acervo que não podia estar longe do público”, foi encontrada outra solução para que a população dele possa disfrutar.
Demonstrando “a atividade agrícola nos tempos antigos, podemos por aqui ver as dificuldades” da sua execução, diz o autarca, afirmando tratar-se de um espaço com melhor acesso para os idosos, que ali poderão recordar “os seus tempos de trabalho na agricultura”.
Por outro lado, é uma forma de os mais novos adquiriram conhecimento sobre tarefas agrícolas e profissões antigas que desconhecem, nomeadamente através de “vídeos de promoção” ilustrativos dos trabalhos apresentados.
Luís Mourinha conclui, realçando a importância de “dar a conhecer aquilo que foi o trajeto do passado do nosso concelho, e que muito tem valorizado o presente”.
{gallery}estremoz_museu_rural{/gallery}