A Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel (ESRSI), de Estremoz, tem cerca de 780 alunos no 3º ciclo do ensino básico, no ensino secundário, assim como nos cursos profissionais do mesmo grau de ensino, que oferece. Em declarações à Rádio Campanário, José Carlos Salema, diretor da ESRSI falou sobre o arranque do ano letivo 2017/2018, iniciado no passado mês de setembro.
O presente ano letivo conta com mais uma turma “na área do turismo”, totalizando duas com cerca de 25 alunos cada. O curso de turismo tem “tido alguma saída profissional”, afirma, assim como impacto na comunidade escolar e social, nomeadamente através da organização da Feira Medieval, em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz.
O encerramento da Escola Profissional da Região – EPRAL de Estremoz, levou a um aumento “sem dúvida”, da procura da ESRSI, surgindo essa como a razão para a existência de mais uma turma de Turismo, no presente ano letivo.
“Temos um quadro estável de docentes que dá resposta a toda esta oferta que a escola apresenta aos alunos”, garante, contudo, a nível central, “faria muita falta a esta escola que fosse aumentado” e renovado, “o número de assistentes operacionais”.
A Escola da Rainha Santa Isabel conta, no seu total, com cerca de 780 alunos, sendo que no que se refere ao nível secundário, 35% dos alunos são provenientes de outros concelhos, entre eles “Sousel, Fronteira, Monforte, Avis, Borba”.
Questionado sobre a influência da diminuição da natalidade no número de alunos que procuram a escola, José Carlos Salema afirma que “os índices demográficos no Alentejo não são nada animadores”.
Contudo, a ESRSI tem conseguido manter o número de alunos, devido à presença destes alunos de concelhos vizinhos.