Duas escolas do distrito de Portalegre integrarão o projeto-piloto da Quercus “Minuto Verde Vai à Escola”, juntamente com quatro escolas do distrito de Lisboa.
A iniciativa visa a sensibilização para diversas questões ambientais, envolvendo a comunidade escolar e em particular os alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na elaboração de conteúdos visuais, na linha da rúbrica televisiva da Quercus “Minuto Verde”, sendo selecionados os melhores guiões.
O projeto decorrerá nas escolas-piloto no âmbito do programa curricular da disciplina de “Ciências Físicas e Naturais”, até ao final do ano civil, devendo ser posteriormente replicado em mais instituições de ensino do país.
O projeto é financiado no âmbito do Fundo Ambiental para a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), que com uma dotação máxima de 1,5 milhões de euros para a primeira fase da ENEA, aprovou 27 candidaturas, de entre 120 submetidas, em que o cofinanciamento é de 95% para organizações não-governamentais e de 70% para as restantes.
A candidatura da Quercus para o projeto “Minuto Verde Vai à Escola” receberá uma comparticipação superior a 66 mil euros.