O projeto para o Hospital Central de Évora, aguarda definição de modelo de financiamento, desde o primeiro semestre do presente ano, sendo que a construção do mesmo é expectada há mais de uma década.
Em declarações à Rádio Campanário, José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo afirma que “estamos expectantes”, tendo apenas a certeza de que a construção do mesmo é intenção demonstrada pelo Ministério da Saúde e pelo Primeiro Ministro, António Costa.
Questionado sobre a possibilidade de o projeto arrancar no início do próximo ano, declara que “havendo esta assunção por parte dos responsáveis políticos”, o projeto se irá concretizar.
O Hospital Central de Évora permitirá à região “ter alguma diferenciação” em termos de equipamentos e em áreas para cujos serviços os doentes se têm que deslocar a Lisboa, entre elas a cirurgia vascular, a reumatologia e a endocrinologia.
Recorde-se que, tal como noticiado anteriormente pela RC, a discussão relativamente ao modelo de financiamento se tem centrado entre recorrer a um modelo de financiamento direto, ou um financiamento por parceria público-privada, apenas infraestrutural, continuando a prever-se o lançamento do concurso para o presente ano.