18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Altas temperaturas afastam “preocupação” com vacinação contra a gripe, diz delegada de saúde da ARS Alentejo (c/som)

Decorre desde o primeiro dia de Outubro a campanha de vacinação contra a gripe, que por norma aparece com as baixas temperaturas, no entanto a Administração regional de Saúde (ARS) Alentejo tem dirigido a sua atenção para a prevenção do calor.

As altas temperaturas são o motivo pelo qual, Filomena Araújo, delegada regional de Saúde do Alentejo, afirma que não gera “muita preocupação” em torno desta vacinação.

De acordo com Filomena Araújo, a vacina contra a gripe é tida como algo “importante para a população”, o que motiva a gratuidade atribuída a pessoas maiores de 65 anos, a grupos referenciados como cidadãos diabéticos ou com doenças oncológicas e a bombeiros.

A vacina pode ser tomada nos centros de saúde onde os médicos de família a podem prescrever, afirmando que a adesão “tem sido sempre boa” e para este ano “foram disponibilizadas mais doses” de forma a “incluir o grupo de diabéticos e de bombeiros”.

Questionada sobre os dados de adesão, confirma que ainda não “têm uma avaliação” devido ao “tempo ameno para a época”, motivo pelo qual afirma que não gera “muita preocupação”.

No entanto, “é importante as pessoas vacinarem-se já” como forma de prevenção das baixas temperaturas, normais em época de Inverno.

Acerca da forma como as alterações climáticas afetam os serviços de saúde, a delegada regional de saúde indica que “conforme cada situação se for colocando, assim se vão fazendo os avisos e as necessidades de precaução”, onde, por esta altura, o alerta tem sido “para as pessoas se protegerem do calor e do sol”, acrescentou.

Populares