A Câmara Municipal de Elvas, reunida a 10 de julho, decidiu enviar, para as entidades competentes, o documento que dá conta da rejeição, por unanimidade, da pretensão do Governo transferir os alunos de duas turmas do 9º ano da Escola Básica Integrada 1,2,3 de Vila Boim para a Escola Secundária D.Sancho II, em Elvas.
Em declarações a esta Estação Emissora, Rondão Almeida, edil raiano, disse que anteriormente a Direção Regional de Educação tinha garantido que tal não iria acontecer. Contudo, referiu o presidente da autarquia, o próximo ano letivo está a ser preparado, tendo em conta a transferência dos alunos, decisão que o executivo camarário não aceita. O responsável adiantou ainda que está a ser divulgado um documento, para que a população se levante contra esta decisão do Ministério da Educação. Ainda assim, refere, todos esses passos poderão ser em vão porque “em Portugal estamos sob uma ditadura de Direita”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/rondao%20escolas_12julho.MP3{/play}
Contactados pela Rádio Campanário, os responsáveis da Direção Geral Estabelecimentos Escolares – direção de serviços região Alentejo não se mostraram disponíveis para prestar esclarecimentos.