15 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Classificação dos Bonecos de Estremoz como Património da UNESCO levará à criação de um “centro dedicado ao barro”, diz autarca do município (c/som)

Dentro de duas semanas, Estremoz conhecerá o resultado da candidatura da “Produção do Figurado em Barro”, à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

“Estamos convencidos de que vai ser um dia grande para todas aquelas pessoas que ao longo dos séculos foram trabalhando o barro”, afirma Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.

A classificação surgiria como um reconhecimento daqueles que, através dos Bonecos de Estremoz, promoveram “a demonstração da nossa cultura”, através do material que “é a nossa terra”, origem de “tudo o que se produz”

“Esperamos ter um Natal consagrado ao barro e aos Bonecos de Estremoz”, afirma o autarca.

Questionado relativamente ao que mudaria no município de Estremoz, se o Figurado em Barro entrasse para a Lista Representativa, Luís Mourinha aponta a “visão” do município, em termos de “patrocínios de várias atividades”.

Seria igualmente priorizada, como “obrigação do município” a construção de um centro “dedicado aos bonecos e ao barro”, que há muito é intenção da autarquia, não tendo sido ainda possível a sua concretização.

O presidente do município estremocense, aponta a importância do mesmo no âmbito militar, dos vinhos, dos enchidos e dos mármores, estando patente na classificação dos chocalhos e do património do montado.

Desta forma, o município de Estremoz poderá “passar a ter brevemente 4 ou 5 situações classificadas como património imaterial da humanidade”.

Após o Figurado em Barro de Estremoz, surgem as “muralhas” como missão da autarquia, que criando uma dinâmica no turismo, beneficiaria “Estremoz na sua totalidade”.

Recorde-se que a candidatura da Produção do Figurado em Barro de Estremoz foi entregue a 22 de março de 2016, e aceite pela UNESCO a 21 de novembro do mesmo ano. Encontra-se a decorrer a fase de avaliação até à data da decisão final, em dezembro.

Tal como noticiado anteriormente pela Rádio campanário, a decisão será tomada durante a 12ª Reunião do Comité Intergovernamental da Unesco para a Salvaguarda do património Cultural Imaterial, que decorrerá entre os dias 4 e 9 de dezembro, na Coreia do Sul.

 

Populares