8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Candidatura do montado a património da humanidade “suspensa” por incompatibilidade, diz autarca de Portel (c/som)

A Candidatura do montado de sobro a património da humanidade foi “suspensa”, adiantou o presidente do município de Portel à Rádio Campanário esta quarta-feira, 29 de Novembro, quando questionado em que ponto se encontra o processo.

De acordo com as palavras de José Grilo, autarca de Portel, “a candidatura teve de ser suspensa porque Portugal faz parte do júri de seleção”, esclareceu.

“À partida, só vai avançar em 2018”, indicou o edil, acrescentando que o município espera, segundo informações da Entidade Regional de Turismo, “que no ano de 2019 a candidatura esteja pronta”.

O autarca relembra ainda que o processo envolve uma série de requisitos, tais como, “um historial e uma base científica”, entre outros requisitos, que aumentam a complexidade do processo.

José Grilo diz ainda que a candidatura “está preparada, no entanto, não poderia ser aceite pela UNESCO”, pelo facto de Portugal integrar “uma das comissões” de jurados.

Ainda assim, em torno da candidatura do montado a património da humanidade foram realizados “uma série de trabalhos, em Portel e outros concelhos, para discutir os aspetos dessa candidatura”, indicou o autarca, afirmando que a conclusão do processo “vai ser uma realidade e de certeza uma mais-valia para o montado e também para o concelho”.

Populares