O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) desenvolveu entre os dias 19 e 27 de novembro, a campanha de angariação “Plantar para Colher”, visando apoiar a reflorestação dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro.
A campanha passou pelo incentivo junto da população e da comunidade escolar, à doação de árvores de fruto, para a reflorestação dos concelhos afetados, na zona do Pinhal Interior do Sul (distrito de Portalegre), e devolver capacidade aos pequenos agricultores afetados e dependentes das suas hortas.
Esta quinta-feira, dia 30 de novembro, o IPP entregou mais de 100 árvores de fruto e 130 sacos com sementes de coentros a dois municípios da zona do Pinhal Interior Sul, angariadas na campanha.
As sementes entregues foram cedidas pelo Laboratório de Biologia Vegetal da Escola Superior Agrária de Elvas (IPP) aos municípios da Sertã e Oleiros, no distrito de Castelo Branco.
A iniciativa foi promovida pela Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i), em parceira com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Politécnico de Portalegre, culminou segunda-feira, dia 27 de novembro, com uma caminhada de 7kms (a qual tinha como valor de inscrição sugerido, uma árvore de fruto).
Recorde-se que os incêndios que deflagraram nos dias 15 e 16 de outubro, afetaram particularmente 27 concelhos da região Centro, causando 45 mortos e cerca de 70 feridos, e destruíram total ou parcialmente mais de 800 habitações, quase 500 empresas e extensas áreas de floresta.