A 25ª edição da Cozinha dos Ganhões, encontra-se a decorrer em Estremoz até domingo, dia 3 de dezembro. A cerimónia de inauguração do certame decorreru esta quinta-feira, dia 30 de novembro, seguindo-se a abertura da Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, que decorre em paralelo.
Em declarações à RC, Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, evidencia a evolução do certame ao longo destes 25 anos, e a sua importância na promoção dos produtos e da resturanção do concelho.
O evento teve as suas primeiras edições no rossio da cidade, “numa estrutura amovível, forrada a eucaliptos”, recorda, decorrendo agora num “pavilhão construído e pensado para eventos gastronómicos”.
Ao longo destes 25 anos, a qualidade do certame tem sido mantida, algo que afirma apenas ser possível devido à qualidade das empresas representadas e promovidas no evento.
O autarca avança que em maio do próximo ano, Estremoz será palco de um outro evento gastronómico. Não tendo sido possível até ao momento, por indisponibilidade de fundos comunitários, o evento consiste na recriação de pratos tradicionais da gastronomia alentejana, por cozinheiros estrela Michelin, que apresentam “novas propostas […] à volta da nossa tradição”. Será um evento gastronómico, mas não restrito ao âmbito, englobando a promoção do património e da cultura do município.
Presente na cerimónia, António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, declarou que a Cozinha dos Ganhões é “um evento com muita tradição e muito associado à cultura alentejana”.
Ceia da Silva afirma defender “aquilo que é identitário”, salientando a relevância de eventos “ligados aos produtos endógenos” e ao que “é mais genuíno e mais autêntico”, nomeadamente e no caso, a gastronomia e os vinhos.
O certame Cozinha dos Ganhões, afirma, surge no panorama do concelho, como um “trampolim para a oferta da restauração e para as dinâmicas em torno de um produto”.
{gallery}estremoz_inauguracao_cozinha_ganhoes17{/gallery}