O livro “As Malhas Enfeitiçadas do Império”, de Irene Banazol, foi apresentado sábado, dia 9 de novembro, na Biblioteca Municipal de Elvas.
A obra apresenta, de uma perspetiva feminina, as suas vivências durante a guerra do Ultramar, como filha e irmã de militares, explica a autora, em declarações à RC.
Numa apresentação emocionada, a estes dois homens dedicou o livro então apresentado.
Natural dos Açores, Elvas é a cidade do seu pai, Tenente-Coronel Luís Ataíde Banazol, e aonde regressavam ao Quartel General após cada comissão, tendo a autora feito “terra minha”.
O livro retrata a vida da autora, e os vários “episódios que foram passados em todos os lados, Àfrica, Oriente e Portugal”, todas “as malhas que se foram juntando” para construir o império.
“Escrevo isto como a parte feminina que viveu por trás dos homens que foram mais sacrificados”, ficando muitas vezes de fora da história o sofrimento das mães, noivas e mulheres.
Avança estar a desenvolver um projeto que visa dar “a conhecer às gerações que vêm uma história tão recente” e “uma guerra muito pesada e que ficou aligeirada” na história do país.
Juntamente com a autora, a cerimónia foi presidida pelo vereador do município de Elvas, Tiago Afonso, uma amiga da família e uma prima da autora, sendo que a apresentação do livro foi concluída por uma demonstração de sevilhanas.
{gallery}elvas_livro_banazol{/gallery}