O Alentejo é a região-anfitriã para a 43ª edição do Campeonato Nacional das Profissões 2018, a realizar em fevereiro de 2018.
Sendo habitualmente concentrado numa cidade, “vamos fazer na região Alentejo uma coisa distinta do que se fez até agora”, avança à RC Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação (IEFP).
O objetivo é possibilitar que toda a região beneficie do evento, envolvendo na iniciativa as 4 sub-regiões (Alto, Baixo, Central e Litoral).
Recorda a edição anterior, denominada Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016, em que as restantes cidades da região centro não tiveram “grande envolvimento” e aponta o desejo de “que estes sejam os Campeonatos do Alentejo”.
Desta forma, Portalegre (Alto Alentejo) acolherá uma conferência internacional sobre a qualificação, nos dias 8 e 9 de fevereiro. Esta contará com a participação de “peritos internacionais”.
A Arena de Évora (Alentejo Central), será palco para a sessão de abertura dos campeonatos, a 25 de fevereiro.
Seguir-se-á, entre os dias 26 de fevereiro e dia 1 de março, “a parte competitiva dos campeonatos”, no Serviço de Formação de Beja (Baixo Alentejo), decorrendo posteriormente a sessão de encerramento do campeonato, no Pavilhão Municipal de Sines (Alentejo Litoral).
“Há uma iniciativa em cada uma das sub-regiões, procurando envolver os 4 centros de emprego da região e toda a região”.
Worldskills Portugal – Campeonato Nacional de Profissões é uma competição para jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso.
Realizando-se de 2 em 2 anos, o campeonato reúne os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão. Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.