“Brancura Alentejana” e “Viriato Trágico de Brás Garcia Mascarenhas – volume IV” são os dois livros lançados recentemente pelo padre Manuel Botelho, que conta já com variadas obras da sua autoria, a maioria delas têm em Vila Viçosa o seu tema principal.
À RC, Manuel Botelho apresentou as suas recentes obras em que a vila calipolense é tema central, pois considera que “além de ser a população mais viçosa do Alentejo, é uma das povoações mais culturais”.
Sobre o trabalho editado em torno do poema épico ‘Viriato Trágico’, da autoria de Brás Garcia Mascarenhas (séc. XVII), o escritor esclarece que “é um sonho imaginado pelo autor” que relaciona a história de D. João IV, Vila Viçosa e Viriato.
É possível perceber no livro “uma imagem de Vila Viçosa no século XVII”, possível fazer uma comparação entre “o século XVII e o século XXI”, com o apoio das notas escritas pelo padre Botelho, que facilita a perceção dos textos escritos há mais de centenas de anos.
Quanto ao livro ‘Brancura Alentejana’ é “é um conjunto de poemas e abarca quase todas as terras desde Vila Viçosa até Elvas” e aborda temas relacionados com o Norte Alentejano, “sobressaindo” a Vila Calipolense por ser a localidade de residência e Elvas pela sua história enquanto diocese.
Para próximos trabalhos será divulgado um novo livro na próxima semana (21 de Janeiro), que fala “sobre a zona de Évora e Sousel”.