A Galeria AQUID’EL ARTE, em Vila Viçosa, recebeu no passado sábado, dia 13 de janeiro, a inauguração da exposição “Mulher”, de António Almas, patente no espaço até ao dia 16 de fevereiro.
Em declarações à Rádio Campanário, o artista António Almas, afirma que a mulher “é o centro do meu imaginário”.
“Confesso, sou apaixonado pela forma como a luz encontra o corpo da mulher”, declara, acrescentando que a sua exposição tenta dar ao espetador a sua perspetiva do rosto e do corpo da mulher, em todas as suas facetas de “mãe, filha e amante”.
Os seus trabalhos são protagonizados pela “mulher real, do dia a dia”, recorrendo o artista a “carvão reciclado” e também a “maquilhagem feminina, acho que de certa forma dá um toque de beleza”, aponta.
“Posso encontrar uma pessoa que acho bonita […] e às vezes até me atrevo a pergunta «importa-se que eu a desenhe?»”, admite António Almas.
“Não podemos ter a mulher só numa dimensão”, afirma, explicando que enquanto os seus desenhos representam “aquilo que os meus olhos vêm da mulher”, a sua escrita direciona-se para “a alma, o sentimento, coisas que não são palpáveis”.
No que respeita à escrita, afirma que o faz todos os dias, tendo “vários livros em aberto”, uma vez que o autor espera que a história “diga o que tenho de escrever a seguir”.
De salientar que todas as verbas angariadas com a venda das obras de António Almas, são “aplicadas em obras de caridade”.
{gallery}vv_exposicao_antonio_almas_jan18{/gallery}