A Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba acolheu cerca de 60 alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com a “Missão País 2018”, uma iniciativa que decorre desde o dia 10 até 18 de Fevereiro.
À RC, Pedro Marafusta, da organização, esclarece que “é um projeto de voluntariado católico, com o objetivo de inspirar gerações que vivam a fé católica em missão e através dos ensinamentos de Cristo, possam por em prática aquilo que nos ensinou, missionando todos os dias no quotidiano”.
Em Borba decorre uma semana de “experiência em que as pessoas sofrem uma grande transformação quer a nível espiritual, quer a nível de valores, que mais tarde vão por em prática nas suas vidas”, declarou.
Questionado sobre quem pode integrar esta iniciativa, Pedro Marafusta refere que é um projeto “aberto a jovens universitários em que já existem cerca de 60 missões em várias Faculdades diferentes”, em que “vão uma semana, na troca de semestre, para alguma terra missionar”, alcançando atualmente cerca de 3000 estudantes universitários.
Sobre a escolha da cidade de Borba, o estudante refere que a localidade foi uma possibilidade desde o início, e quando contactaram a Santa Casa no sentido de obter algum tipo de apoio, “nunca pensámos que seria um apoio desta dimensão”, frisou.
Pedro Marafusta diz ainda que os estudantes que integram o projeto “não conseguem sequer pensar numa forma de retribuir em metade o apoio que nos deram”, realçando que, para além da ligação católica da instituição, a Santa Casa da Misericórdia de Borba “faz uma coisa tão profunda, que é acompanhar o ano todo centenas de idosos, imensas crianças e uma comunidade excelente que é Borba”.
Também em declarações à RC Rui Bacalhau, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, declara que “estas parcerias são sempre positivas e contribuem para o objetivo [da Instituição]”.
Segundo o provedor, “dentro do servir o próximo todos os meios são poucos para poder realizar os sonhos daqueles que necessitam”, daí a Santa Casa ter demonstrado “total abertura” para receber esta iniciativa.
Rui Bacalhau mostra-se satisfeito, algo “demostrado pelos utentes” também, acerca a Missao País 2018, que tal como a Santa Casa, pretende “alargar os seus horizontes e ir junto da comunidade”, realçou.
{gallery}borba_missaopais18{/gallery}