O Pacto dos Autarcas para o Clima e a Energia é hoje assinado no Parlamento Europeu, reunindo milhares de autoridades locais e regionais voluntariamente empenhadas na implementação dos objetivos da UE no domínio do clima e da energia, entre elas a ATLA (Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva), representada pelo seu presidente José Calixto.
A associação surge como a única, enquanto tal, a assinar o pacto por Portugal, reforçando a sua estratégia direcionada para a sustentabilidade da biodiversidade do ambiente natural da região Alentejo.
As cidades signatárias do Pacto dos Autarcas para o Clima e a Energia partilham um objetivo para 2050: acelerar a descarbonização dos seus territórios, reforçar a sua capacidade de adaptação ao impacto inevitável das alterações climáticas e permitir que os seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível. Até 2030, a meta estabelecida aponta para uma redução de emissões de CO2 em pelos 40%, e a adoção de uma abordagem integrada para combater a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.