As candidaturas a fundos comunitários para a construção das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) de Pardais e de São Romão, e requalificação da ETAR de Bencatel, foram chumbados.
A apresentação da candidatura carece de parecer da ARH (Administração da Região Hidrográfica) do Alentejo, que foi favorável, afirma à RC, André Matoso, Administrador Regional.
Os pareceres para construção e requalificação das ETAR’s no concelho foram solicitados pelo Município de Vila Viçosa, respetivamente, a 19 de outubro e 2 de novembro, e enviados nos dias seguintes.
Como fundamento, foi apresentada a necessidade destas “intervenções face ao mau funcionamento e inadequação dos sistemas de tratamento que existem atualmente”.
A aprovação da candidatura, permitira o cumprimento dos “objetivos definidos, nomeadamente para a qualidade das massas de água que drenam para a albufeira do Alqueva”, alargando assim a área de beneficiada com o projeto para além de Vila Viçosa.
Atualmente, o dirigente afirma desconhecer o ponto da situação da candidatura, que a RC noticiou com declarações de autarcas de Vila Viçosa e Pardais terem sido chumbadas, mas avança que “a aprovação das candidaturas é feita pela autoridade de gestão, o POSEUR”. Desta forma, e “se houver algum problema, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem toda a legitimidade de solicitar uma reapreciação e fazer prevalecer o seu ponto de vista”.
Relativamente ao motivo da reprovação das candidaturas, diz não ter essa informação, “mas pode ser por exemplo, por já não haver verba”.