Reeleita reitora da Universidade de Évora (UÉ) para o quatriénio 2018-2022, Ana Costa Freitas afirmou á Rádio Campanário que vai procurar a “consolidação da Universidade em termos de investigação”.
Ana Costa Freitas, que foi reeleita para um segundo mandato, num ato eleitoral em que se apresentou como candidata única, destaca a interligação da investigação com o “ensino, empreendedorismo, cidadania e a ligação à região e, ao mesmo tempo, uma ligação internacional”.
“No fundo é fechar um ciclo de reconhecimentos e especificidades da Universidade de Évora em que nos queremos afirmar cada vez mais”, afirmou a reitora, que quando questionada sobre áreas em crescimento em termos de investigação, identifica quatro: “o mediterrâneo, o património, o aeroespacial e os percursos de vida e bem-estar”, referindo que serão “os projetos em torno destas áreas que devemos dinamizar a Universidade dentro dos próximos anos”.
Questionada sobre melhorias no acolhimento aos alunos, a reitora realça a preparação de “um projeto para mais duas ou três residências durante o quadriénio”, a que acrescem “melhorias internas”. No desenrolar do processo, Ana Costa Freitas destaca as parcerias com o município, entidades privadas e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o que permitirá “com certeza aumentar muito o número de camas” e mais de duas centenas, como referiu.