Os traçados para a linha férrea de Évora até então apresentados têm resultado numa tomada de posição do Município de Évora, por atravessar o tecido urbano eborense.
O projeto Corredor internacional sul: ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte – Variante de Évora, encontra-se agora em processo de licenciamento único de ambiente, na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Durante este, decorre uma Consulta Pública, cuja informação e participação se encontram disponíveis até ao dia 14 de maio de 2018, no portal Participa ou no site da APA, através dos quais toda a população poderá apresentar as suas sugestões e opiniões.
Mais informa a APA, que “os interessados gozam da possibilidade de impugnação administrativa, através de reclamação ou recurso hierárquico facultativo”.
Os 3 corredores alternativos em estudo, visam dar continuidade à Linha de Évora modernizada em 2010 em mais cerca de 10 km, e segundo dados disponibilizados em 2014, objetiva para 2026 o tráfego diário de 8 comboios, num total de 408 passageiros, e de 18 comboios de mercadorias, num total de 70002 toneladas/dia.
Os três traçados em estudo para ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte – Variante de Évora, são: