A produção de azeite da região Alentejo registou um aumento do seu peso na produção nacional, na campanha 2017-2018. Na campanha anterior o azeite produzido no Alentejo representava 75% da produção de Portugal, representando agora 78%.
Com a produção nacional a situar-se no valor estimado pelo GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, entre as 125 mil e as 130 mil toneladas, a região Alentejo apresenta assim uma produção de cerca de 100 mil toneladas de azeite, na última campanha.
Por outro lado, a região Norte perdeu peso na produção nacional nesta última campanha, passando de 15,5% para 11%.
Os números apresentados pelo GPP resultam de um inquérito a 137 dos 141, que nas últimas campanhas, representaram 90% da produção total nacional deste produto.
Este aumento na produção, aponta a entidade, foi influenciado por uma conjugação de fatores, nomeadamente ter sido um ano de safra; a seca meteorológica, que se prolongou ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento vegetativo dos olivais e que proporcionou a redução do teor de água nas azeitonas e no aumento do teor de gordura destas, resultando num aumento do rendimento médio das azeitonas oleificadas (16,2%).