14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Direção-Geral do Património Cultural abre procedimento de classificação da Antiga Igreja da Misericórdia de Estremoz

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou esta quarta-feira em Diário da Republica a abertura do procedimento de classificação da Antiga Igreja da Misericórdia de Estremoz, incluindo o património móvel integrado.

Esta igreja datada de 1610, já “armazém de cereais, fábrica de cortiça, teatro… No início do século XX, a antiga igreja foi dividida em dois pisos, com o superior para o Centro Republicano e o inferior para a Sociedade Recreativa Popular Estremocense, que ainda lá se mantém. Naturalmente, o interior conheceu uma grande transformação, com o apeamento do equipamento litúrgico. A própria fachada foi, também ela, muito alterada, com as janelas do coro convertidas em janelas de sacada (de onde foi proclamada a República em 1910) e o frontão triangular substituído por um outro de lanços ou bolbos. Apenas o adro se manteve fiel ao original. Já em 1966, o então proprietário, Dr. Assis e Santos promoveu obras no imóvel adaptando o andar superior a gabinetes médicos e removendo, então, os azulejos

que ainda aí se mantinham. Actualmente, a zona do hospital, com o claustro gótico-manuelino, é ocupada por particulares, e o espaço que pode, eventualmente, corresponder à casa do Despacho, serve de palco aos ensaios da banda de música da Filarmónica União Artística. Nesta sala encontram-se outros painéis com obras de misericórdia, de época bastante mais tardia e, por isso mesmo, objecto de uma ficha própria.”

Populares