17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Consumidores alentejanos destacam-se pela preocupação ambiental

As preocupações dos consumidores portugueses com o meio ambiente aumentaram em 2017 face ao ano anterior, segundo um estudo anual realizado pelo Fórum do Consumo no âmbito do Observatório do Consumo Consciente.

A região Alentejo destaca-se neste estudo no que concerne à adoção de comportamentos de consumo amigos do ambiente, contudo, perde pontos quando considerado o parâmetro da mobilidade.

Dos inquiridos do estudo da região Alentejo, 41,5% afirmou ter comprado detergentes não poluentes, apesar de serem mais caros. A segunda maior percentagem pertence ao Grande Porto e é de 28,6%. Também no consumo de comida biológica a região Alentejo ganha lugar de destaque neste inquérito, com 47,0% de confirmações de aquisição destes produtos, sendo seguida pelo Norte Litoral com 32,5%.

No que concerne a comportamentos amigos do ambiente, o Alentejo obteve a maior percentagem (59,8%) relativamente a consumidores dispostos a pagar mais por um produto com menos impacto ambiental ou a pagar uma taxa.

Também na adoção de comportamentos pró-ambientais, como a reutilização de sacos, os inquiridos demonstraram esta preocupação, colocando o Alentejo (55,7%) em segundo lugar no ranking nacional, a par com o Grande Porto, sendo a média nacional de 51,3%.

Por outro lado, no que respeita a comportamentos de mobilidade que considerem a preservação ambiental, a região Alentejo apresenta a maior percentagem de utilização diária de automóvel para ir para o trabalho (85,0%) e a menor na utilização de boleia para essa deslocação (15.0%).

De salientar que esta edição referente aos hábitos ecológicos dos consumidores diz respeito ao ano de 2017, e surge de um trabalho realizado pelo Fórum do Consumo, em parceria com a Universidade Lusófona e o IADE/Universidade Europeia.

Populares