O Partido Socialista, através da Federação Distrital de Évora, reuniu na passada sexta-feira (20 de abril) naquela cidade com dirigentes, militantes e simpatizantes para o jantar comemorativo do 45.º aniversário do partido e uma homenagem ao comendador Rui Nabeiro.
À RC, o presidente da Federação de Évora do PS, Norberto Patinho destaca a “mobilização extraordinária” dos socialistas, sublinhando que “é um sinal de esperança e um voto de confiança ao secretário-geral para prosseguir as políticas que tem levado a cabo ao longo da governação”.
Segundo o deputado eleito pelo círculo de Évora, a Federação eborense está “para ajudar nas batalhas do próximo ano no Parlamento Europeu e nas legislativas”, reiterando que na Europa os socialistas procuram “defender Portugal, assumir aquilo que pretendemos e faze-lo de uma forma equilibrada”, enquanto na esfera local procuram “trabalhar para fazer sentir aos portugueses que valeu a pena uma mudança”.
Questionado pela RC sobre a referência feita, no seu discurso, à Barragem do Lucefecit em Alandroal, Norberto Patinho aponta à anterior governação por se “esquecer de colocar verbas na programação financeira para a expansão do regadio de Alqueva” e afirma que “o PS é o Partido que quando está no Governo o Alentejo cresce e segue em frente”, realçando que “consegui financiar a expansão do regadio, que passa por chegar ao Lucefecit”, algo que considera “um contributo forte para, combater as assimetrias regionais e alavancar a economia nacional”.
O Ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, disse à Rádio Campanário que “se perguntar em qualquer parte do país, que lhe indique alguém que represente e sintetize os valores da Solidariedade, da Justiça e ao mesmo tempo a «alentejanidade», essa pessoa é sem dúvida o Comendador Rui Nabeiro, que é uma pessoa que todos respeitamos e que nós socialistas temos muito orgulho que seja um dos nossos”.
Sendo, por isso, esta junção de celebrações em Évora, tanto do 25 de Abril ao aniversário do PS, “uma justíssima homenagem”, a alguém que todos os dias põe em prática “aqueles que são os valores do ideário do Socialismo Democrático”, afirma Capoulas Santos.
Carlos Zorrinho, eurodeputado socialista, equipara a homenagem ao comendador Rui Nabeiro a “celebrar a liberdade”, afirmando que “se há um rosto para a liberdade, é o de alguém que criou emprego no Alentejo e provou que se pode ter uma empresa competitiva em termos nacionais”.
Sobre o aniversário do Partido, o eurodeputado sublinha que “ao longo dos últimos anos o PS mostrou que tem sido o Partido do Alentejo”, reconhecendo que a região “pesa pouco em termos eleitorais, mas pesa muito em termos de identidade e cultura”.
{gallery}evora_homangem_nabeiro_18{/gallery}