Esta quarta-feira, dia 25 de Abril, Reguengos de Monsaraz assinalou a Revolução dos Cravos, e homenageou os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, no âmbito das comemorações do centenário da Batalha de La Lys, e do Dia do Combatente, respetivamente.
Em declarações à RC, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, aponta a necessidade de transmitir aos mais jovens, o significado de 25 de abril de 1974.
Esta sensibilização dos mais jovens, “que nunca viveram no Estado Novo, que nunca viveram as privações de liberdade, que nunca viveram os silêncios que as nossas famílias tinham que ter no seu interior para não cometer crimes políticos”, é uma responsabilidade que “temos enquanto representantes de um povo que quer a democracia” e com ela “respeitar os direitos humanos e as liberdades individuais”.
No âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de abril, decorreu ainda a Estafeta dos Cravos, que contou com dezenas de participantes. Contando já com a 43ª edição, o autarca afirma que “já é uma estafeta histórica”.
O autarca aponta ainda com orgulho a homenagem feita no mesmo dia, e consecutivamente ao longo dos anos, aos combatentes portugueses nos vários teatros de operações por onde passaram, nomeadamente a Batalha de La Lys e a Guerra Colonial: “É um momento no qual sentimos que estamos a honrar o melhor da nossa história, porque foram aqueles que deram pela pátria, o que de mais importante temos como seres humanos, a própria vida”.
{gallery}reguengos_combatentes_25abril{/gallery}