Esta segunda-feira, dia 7 de maio, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve no distrito de Évora, para um conjunto de visitas e contactos com população e entidades. O programa contemplou uma visita à empresa de mármores Ezequiel Francisco Alves, em Vila Viçosa, que a Rádio Campanário acompanhou.
Em declarações à RC, o eurodeputado aponta que estas visitas a empresas e entidades visam conhecer a realidade e as dificuldades dos diversos setores, para “podermos estar em melhores condições de intervir no Parlamento Europeu e também no âmbito nacional”.
No fundo, estes programas permitem “confirmar a postura crítica do PCP” face à União Europeia, aponta, e permitem compreender como “muitas vezes as limitações, as imposições que vêm de fora […] condicionam a capacidade de desenvolver o país”, restringindo a expressão e dinâmica dos setores produtivos nacionais.
Questionado sobre possíveis medidas para contorno da situação, o eurodeputado aponta propostas como “a disponibilização de mais fundos para a coesão territorial” e “para o desenvolvimento de infraestruturas”, que contornem a situação que se tem vindo a verificar de “aumento dos custos de produção e redução do preço de venda das matérias-primas”.
Mais afirma que “procuramos traduzir este conhecimento e aquilo que é a análise do PCP no quadro do Parlamento Europeu” a nível da “defesa dos interesses nacionais, intervindo diretamente” por exemplo, sobre “o quadro financeiro plurianual ou o orçamento da União Europeia”.
{gallery}VV_pedreira{/gallery}