Mourão recebeu ao longo deste fim-de-semana (18 a 20 de maio), mais uma edição da Feira Saberes e Sabores da Raia, que contou com a presença de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, na cerimónia de inauguração.
Em declarações à RC, o governante realça a importância do evento para o território, como um “mix de mostra, de negócio e de encontro”.
A mostra de produtos, permite que as pessoas do concelho conheçam o que é feito no seu território, e assim alimentar “o sentimento de pertença, o «nós temos»”. É ainda uma forma de dar a conhecer esses produtos a quem visita, surgindo como oportunidade de negócio para as empresas e pequenas empresas. Têm ainda importância “sociologicamente”, surgindo como “um sítio de encontro e de convívio”, por exemplo, de pessoas que “muitas vezes se vêm uma vez por ano”, por altura da feira.
Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, diz à RC que o objetivo do evento é a atração de pessoas para “comprarem e conhecerem os nossos produtos”.
No espaço foram promovidos “os queijos, o mel, o azeite, os vinhos, a nossa doçaria e gastronomia, do concelho de Mourão e também da Raia”. Neste sentido, foi apresentado o “cozido de grão à moda espanhola e à moda portuguesa”, e também show cookings “para mostrar a gastronomia espanhola”.
{gallery}Mourao_feira_saberes18{/gallery}