Os estudantes da Universidade de Évora decidiram esta terça-feira, 22 de maio, acabar com a garraiada académica na festa da Queima das Fitas. A decisão foi tomada através de um referendo, onde 667 dos 1.086 estudantes que participaram votaram pelo fim da garraiada e 405 a favor da sua continuidade, registando-se ainda 12 votos em branco e dois nulos.
As mesas de voto estiveram abertas entre as 10h e as 18h, em cinco polos, e até às 20h no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia. Este referendo, sobre a continuidade da garraiada académica no programa oficial da Queima das Fitas de Évora, foi aprovado pelos estudantes da academia, na assembleia magna que decorreu no passado dia 9 de maio. Isto depois de a 3 de abril ter decorrido uma primeira votação, também em assembleia magna, onde 124 dos estudantes da Universidade de Évora votaram contra a realização do referendo e 117 a favor do mesmo.
A festa da Queima das Fitas de Évora deste ano começa já na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, e vai decorrer até 2 de junho.