12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Barrancos: Uma só corporação para dois lados da fronteira (c/som)

A corporação de Bombeiros Voluntários de Barrancos (Beja), assegura o socorro ao município espanhol de Encinasola (Andaluzia), que “não tem corporação de bombeiros”.

Para esta cooperação existe um protocolo, como explica à RC, João Serranito Nunes, presidente da Câmara Municipal de Barrancos.

Localizadas apenas a 9 km de distância, existe entre as localidades “uma cooperação transfronteiriça extremamente interessante”, encontrando-se estas mais próximas, do que com qualquer povoação do respetivo lado da fronteira.

Desta forma, ao abrigo do protocolo estabelecido, “sempre que há qualquer problema na vizinha Espanha, eles vêm nos pedir socorro”, tendo este sido prestado em várias situações.

Da mesma forma, “o contrário também é verdade”, sendo que a localidade espanhola auxilia Barrancos, facultando equipamento que este solicite.

Os Bombeiros Voluntários de Barrancos, com cerca de 30 operacionais, servem cerca de 3 mil habitantes. Segundo dados de 2016, o município de Barrancos tinha 1 792 habitantes, e o município de Encinasola tinha 1 365 habitantes.

 

Populares