A Rádio Campanário conseguiu apurar que na última Reunião de Câmara do município de Vila Viçosa, no passado dia 16 de maio, foi aprovado por unanimidade um pedido de alteração da designação do Edifício Mosteiro de São Paulo (Mosteiro de Nossa Senhora do Amparo ou Fábrica de São Paulo), em Vila Viçosa, de utilização cultural para utilização hoteleira.
O pedido deu entrada na Câmara Municipal de Vila Viçosa através de uma empresa de arrendamento de bens imobiliários, com sede no Porto, e perspetiva-se a possível criação de uma unidade hoteleira.
Segundo a RC apurou, existe já um contrato-promessa de compra e venda do edifício ao Novo Banco, apesar de não serem conhecidos os montantes envolvidos. Há dois anos, o Novo Banco tinha o antigo convento à venda por 782 mil euros.
Conhecido como “SOFAL”, designação da Sociedade Fabril Alentejana que o adquiriu em 1921 e transformou numa instalação industrial de refinação de azeites e moagem de farinha, o edifício que começou a ser erguido no Séc. XVI já sofreu várias alterações arquitetónicas e diversos usos. Situado no Largo D. João IV, desde o final do séc. XX que se encontra encerrado e em avançado estado de degradação. Em julho de 2015, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal (M.I.M. — Monumento de Interesse Municipal).
Ao que a RC pôde apurar o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa terá reunido com os responsáveis do projeto, e estão também agendadas reuniões entre este e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo sobre o mesmo assunto.