Decorreu na manhã desta sexta-feira, dia 25 de março, um simulacro de incêndio, na Escola Básica do Castelo de Vila Viçosa. Inserido na Semana Distrital do Bombeiro, o exercício envolveu cerca de 90 alunos e 12 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa e da GNR.
Em declarações à Rádio Campanário, Nuno Pinheiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, afirma que o exercício permitiu verificar “que o plano de evacuação está bem elaborado”.
Foi assim simulado uma situação de incêndio em sala de aula, no primeiro andar, “no qual ficou uma vítima (aluno acompanhado por professora)” lesionada numa perna. No piso inferior, também ficou uma vítima em sala de aula, acompanhada por docente, na sequência de um desmaio. Ambas a vítimas seriam depois encaminhadas “para o hospital próximo, de Estremoz”.
O comandante da corporação afirma que os simulacros são necessários para os “alunos, professores, funcionários e os próprios bombeiros”, permitindo-lhes treinar e verificarem “algumas coisas que correm menos bem para tentarmos melhorar”.
Neste caso, afirma que todo o trabalho feito pela escola antes da chegada dos bombeiros, desde o corte de energia, à evacuação e encaminhamento dos alunos para o ponto de encontro e sequente contagem destes, foi feito de forma que o leva a afirmar que “o plano está bem elaborado”.
{gallery}vv_simulacro_incendio{/gallery}