A Rota dos Vinhos do Alentejo vai mudar de instalações e vai passar a oferecer novos conteúdos aos visitantes. Este projeto resulta de uma candidatura da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) aprovada pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, envolvendo 608 mil euros de investimento, com 320 mil euros de apoios da União Europeia.
Este projeto visa dar uma resposta complementar e diferenciada aos cerca de 150 mil turistas que anualmente visitam as unidades de enoturismo do Alentejo.
As primeiras obras deste investimento já arrancaram e envolvem uma mudança para a Rua 5 de Outubro, perto da Praça do Giraldo, da Sé de Évora e do Templo Romano, no centro de Évora, com a perspetiva de dar mais visibilidade à Rota dos Vinhos do Alentejo. Segundo as declarações do presidente da CVRA, Francisco Mateus, as novas instalações, que deverão abrir em outubro deste ano, vão disponibilizar informações sobre a história dos vinhos alentejanos, as tradições e as características da região em termos de solos, clima, castas e meio ambiente.
Dividido por andares, o novo espaço terá ainda capacidade para acolher degustações ou provas de vinho, assim como eventos, promovidos tanto pela CVRA como pelos produtores.