Já se encontra no mercado a primeira marca de massas alimentícias que para além de serem 100% nacionais, são feitas exclusivamente com cereais alentejanos.
A edição limitada é uma iniciativa da marca Nacional que utilizou trigo duro especialmente selecionado das searas de Elvas, Ferreira do Alentejo, Beja, Brinches e Beringel.
A sub-marca Alentejo surge em pacotes de massas linguine e gemelli da marca, e resulta de um trabalho de investigação e colaboração com o Politécnico de Beja e com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Este projeto permite um avanço na ligação entre a produção e a indústria, para o setor dos cereais, à semelhança o que ocorrera no passado mês, com o lançamento do Pão de Cereais do Alentejo, do grupo Jumbo.
De salientar que os últimos números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram este como o quinto ano consecutivo de diminuição da área semeada, sendo inclusive de prever que nesta campanha se atinja um mínimo histórico de 121 mil hectares, a menor área desde que há registos (100 anos).