A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) vai encerrar as Delegações Municipais dos seus serviços até ao dia 1 de setembro.
São 6 as delegações municipais na região Alentejo, de um total de 24, que segundo informações da IGAC irão encerrar no final do próximo mês, encontrando-se estas nos municípios de Évora, Elvas, Portalegre, Monforte, Marvão e Beja.
Cessando assim o licenciamento presencial, as comunicações prévias para comunicação de espetáculos de natureza artística, e registo de promotor de espetáculos, passam a ser feitas online, no Portal da IGAC, em secção para o efeito.
A Rádio Campanário contactou algumas destas delegações, que não quiserem ser identificadas por não terem conhecimento formal dos encerramentos, por parte da IGAC. Segundo fonte das mesmas, as Delegações Municipais têm atividade que justifique o seu funcionamento, sendo desconhecidas as razões na origem desta decisão.
Contudo, apontam que esta alteração poderá surgir no seguimento de um processo de desmaterialização levado a cabo pela IGAC, que tem vindo a disponibilizar online os serviços prestados pelas Delegações Municipais.