Uma massa de ar quente proveniente do interior da Península Ibérica irá afetar Portugal continental a partir do final da próxima semana, algo que levará as temperaturas a chegar aos 40 graus em Évora e Beja, informa o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Segundo o instituto, no início da próxima semana “há tendência para uma subida de temperatura gradual”, com as temperaturas a atingir os 32/33 graus, e a partir de quarta-feira a tendência é para “uma subida mais acentuada, com as temperaturas a ultrapassar os 40 graus para o fim da semana em Évora e Beja”.
Sobre o motivo do aumento das temperaturas, o IPMA informa que se deve, essencialmente, “à mudança da circulação na atmosfera, massa de ar ser bastante mais quente e não haver nebulosidade matinal”.
Como consequência, o aumento da temperatura “torna o risco de incêndio maior, e se houver vento o contributo será agravado”, alerta o instituto, deixando a recomendação para as pessoas “procurarem sombras ou utilizarem protetor solar”, bem como procederem a uma regular “hidratação, uso de roupas frescas, evitar exposição solar nas horas mais quentes do dia e ter cuidado com idosos e crianças”.