O Castelo de Mourão recuou até à época medieval, ao longo do fim-de-semana de 27 a 29 de julho, com a iniciativa Medievália.
Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, diz à RC que o objetivo é “fazer com que os visitantes se sintam a imergir num ambiente medieval”, através de “uma recriação histórica da época”.
O cortejo que deu início à Medievália contou com cerca de 40 pessoas, entre as quais jovens e crianças das atividades de verão, e percorreu as ruas entre a Câmara Municipal e o Castelo de Mourão.
O evento surgiu de uma “proposta que nos foi feita por uma associação que costuma fazer recriações históricas” e que demonstrou interesse em realizar uma no Castelo de Mourão, e contou com um financiamento de 85% no âmbito do Alentejo 2020. Caso estes apoios sejam mantidos, “é uma experiência que pensamos repetir”, avança.
À semelhança do que se verificou em vários eventos que têm lugar no concelho, também neste cortejo a presidente do Município participou vestida a rigor, afirmando ser uma “uma pessoa da terra”, que gosta “de estar na pele de quem está a viver os eventos”.
Questionada se tal facto a aproxima da população, a autarca declara – “penso que a proximidade é muito importante, só assim é que eu me revejo como presidente”
Ao seu lado desfilaram ainda presidentes das juntas de freguesia do concelho, assim como o presidente da Assembleia Municipal e o vereador da cultura.
{gallery}mourao_medievalia18{/gallery}