O município de Alandroal prevê a criação de três áreas de serviço para autocaravanas, num investimento que “não andará muito longe dos 60 mil euros” e que pretende potenciar este tipo de turismo cada vez mais recorrente em vários pontos do concelho.
À RC, o presidente do município, João Grilo, esclarece que foram identificados “três grandes núcleos populacionais associados ao eixo na Nacional 255”, nomeadamente na vila de Alandroal, Terena e Santiago Maior. Considerados pontos estratégicos, as estações permitem que este tipo de turista interaja com as comunidades com relativa facilidade, explicou.
Realçando que o autocaravanismo está em “crescimento”, o autarca esclarece que as estações terão “quatro ou cinco lugares de estacionamento”, algo que com o restante equipamento estima que seja investido “cerca de 20 mil euros por estação”. No entanto, o Município perspetiva vir a precisar de mais três destas estações em Juromenha, Rosário e Monte Juntos, mais próximas da água e do outro eixo que é o Alqueva por consequência do aumento das infraestruturas de praia.
As áreas de serviço destinam-se ao estacionamento e pernoita por um período não superior a 72 horas e irão oferecer serviços como o escoamento de águas residuais, despejo de resíduos sólidos urbanos, lavagem, abastecimento de água potável, entre outros.
João Grilo estima que “eventualmente antes do final deste mesmo ano poderemos estar em condições de iniciar os processos de obra”, aguardando-se para já o resultado da candidatura da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo à Linha de Apoio do Turismo de Portugal para a Valorização do Turismo do Interior.