12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines regista diminuição de 9,9% na carga movimentada

A diminuição de 9,9% de carga movimentada, registada no Porto de Sines, contribuiu significativamente para a queda de 4,8% verificada nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2017, nas infraestruturas portuárias do continente.

Entre janeiro e junho deste ano foi movimentado nos portos do país um volume total de 46,4 milhões de toneladas. De acordo com o relatório do mercado portuário relativo ao primeiro semestre de 2018, realizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), a redução do volume movimentado nos portos nacionais neste período está assim relacionada com a diminuição verificada em Sines, que representa mais de metade do mercado portuário, com uma quota absoluta de 50,2%.

A AMT nota que, depois de Sines, o porto mais importante é o de Leixões, com uma quota de mercado de 21,1%, seguido de Lisboa, com 12,8%, Setúbal, com 7,4%, e Aveiro, com 5,7%.

No primeiro semestre, o volume movimentado no Porto de Sines diminuiu 9,9% (o correspondente a 2,6 milhões de toneladas), seguindo-se as quedas registadas nos portos de Setúbal (-3,1%) e de Viana do Castelo (-6,2%).

A mesma autoridade sublinha que o comportamento global atual dos portos do continente continua a ser “fortemente afetado” pela evolução da carga contentorizada em Sines, que baixou 11,1% em junho para cerca de 1,3 milhões de toneladas, devido à quebra no volume de mercadorias em transbordo. A justificar os resultados deste semestre estão ainda as “variações negativas significativas” no transporte marítimo de carvão (-22,1%, correspondente a menos 615 mil toneladas) e de produtos petrolíferos (-8,6%, menos 541 mil toneladas).

Em sentido inverso, os portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Lisboa foram os que mais cresceram, ao registarem subidas de 1,3%, 2,1%, 5,7% e 1,1%, respetivamente, tendo em conta a representatividade destes aumentos.

Populares