Conforme a Rádio Campanário noticiou em janeiro do corrente ano, a Câmara Municipal de Portalegre irá intervir na cobertura do Convento de São Agostinho, que acolhe o Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana.
Nos últimos dias do ano de 2017 a Câmara lançou a obra que tinha um “caráter de urgência”, estando previsto o arranque para mês de janeiro, com um período de execução de 180 dias, no entanto, a Câmara de Portalegre voltou na passada sexta-feira, 31 de agosto, a lançar mais um concurso público para “Reparação da Cobertura do Convento de S. Agostinho e Outros Trabalhos”, sendo que na descrição do mesmo, pode ler-se que “esta empreitada rege-se por reparações na cobertura e estrutura de suporte da cobertura em madeira”.
O concurso agora aberto tem um valor base de 67.623,80 euros.
Em dezembro de 2017 a Presidente do Município, Adelaide Teixeira, afirmava em declarações à imprensa que o telhado do edifício foi cedido pelo Município à GNR em 1911, encontra-se em más condições, com infiltrações, e “as madres de madeira estão podres”.