As autarquias e associações da região Alentejo podem candidatar-se a mais de 5 milhões de euros no âmbito do Património Natural e Cultural (PDCT) – Domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, do Alentejo 2020.
A prioridade de investimento é a conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural e natural, visando a consolidação da região como destino turístico associado a uma oferta qualificada e ajustada às características ambientais, naturais e patrimoniais, reforçando a sua identidade de território de qualidade.
Os beneficiários do programa são as autarquias locais e suas associações, estando a dotação FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de mais de 5 milhões de euros, distribuída pelas Comunidades Intermunicipais. Para a comunidade do Alto Alentejo (CIMAA) não se encontram disponíveis quaisquer apoios no âmbito do FEDER, a CIMAC, do Alentejo Central conta com 388,78 mil euros, a CIMBAL, do Baixo Alentejo 650,14 mil euros, 1.277,16 mil euros para a CIMAL (Alentejo Litoral), e os municípios da Lezíria do Tejo (CIMLT) conta com a maior porção da dotação do FEDER para este programa, com 2.901,25 mil euros.