Terminaram esta quarta-feira, dia 5 de setembro, as buscas pelo cidadão britânico desaparecido na barragem de Santa Clara (Ourique, Beja), desde o dia 20 de agosto, sem que as autoridades tenham encontrado o corpo.
As buscas pelo britânico de 29 anos duraram 17 dias, tendo contemplado a barragem e as suas margens com buscas de mergulho e buscas aquáticas com embarcações.
Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Ourique, “um corpo vem à superfície ao fim de seis, sete dias”, não sendo já viável ter meios no local.
Como noticiado anteriormente pela RC, as buscas foram dificultadas pela profundidade da albufeira, a falta de visibilidade e o fundo irregular. Com uma profundidade que chega aos 32 metros, a visibilidade é muito reduzida a partir dos 16 metros.
Estiveram diariamente envolvidos nas buscas cerca de 50 a 60 elementos apoiados por 21 veículos e 6 embarcações de várias entidades, nomeadamente dos bombeiros voluntários de Ourique, Odemira, Beja, Mértola, Serpa, Moura, Aljustrel e Carcavelos, das unidades de salvamento aquático de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Setúbal, da Força Especial de Bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
As buscas contaram com o apoio logístico da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de Santana da Serra e do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja.