O 2º Congresso Melhor Alentejo, que Portalegre acolheu no passado dia 19 de setembro, debateu problemas da região Alentejo, como a desertificação, as infraestruturas e as acessibilidades.
Estes problemas são transversais à Estremadura Espanhola, pelo que requererão “soluções parecidas” afirma Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta da Estremadura, em declarações à Campanário.
O governante vê com agrado o fortalecimento contínuo das relações entre Portugal e Espanha, afirmando ser “um projeto já consolidado”, no sentido de uma Europa sem fronteiras.
A resolução de problemas como a desertificação terá de passar pela criação de condições de vida atrativas para a população, com incentivos à natalidade e criação de emprego, nomeadamente com a facilitação de instalação de empresas, aponta o governante.
Estas medidas devem considerar e direcionar-se também para territórios de menor densidade população que, ao espelho do que acontece em Portugal, recebem menos atenção por parte do poder político.