Num regresso ao passado, a vila de Marvão recua até ao séc. IX para recordar as suas origens e o ambiente vivido na época, numa celebração cultural única. O Festival Al Mossassa (Festa da Fundação), que se realiza nos dias 5, 6 e 7 de outubro, pretende ser, sobretudo, uma homenagem a Ibn Marúan, figura ímpar e visionária, rebelde fundador de Marvão e da vizinha Badajoz.
Durante três dias, a vila do Alto Alentejo é invadida por recriações históricas, espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses, aves de rapina, serpentes, artesãos a trabalhar ao vivo, jogos medievais para crianças, mercadores, tabernas e muito mais. Com atividades e animação itinerante e de palco, para todas as idades.
A inauguração oficial da décima terceira edição do Festival Al Mossassa está agendada para as 11h00 de sexta-feira, dia 5 de outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Após a cerimónia de inauguração do certame e no âmbito das comemorações da Implantação da República Portuguesa, a Assembleia Municipal de Marvão promove, a partir das 11h45, na sala das sessões do antigo Tribunal (Casa da Cultura), a Tertúlia “A 1.ª República e outras histórias da justiça”, com António Canêdo Berenguel.