18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arrancaram as obras de requalificação do Palácio de D. Manuel em Évora

As obras de requalificação do Palácio de D. Manuel já estão em curso. Com um projeto assinado pelos arquitetos Victor Mestre da Universidade de Coimbra e Sofia Aleixo da Universidade de Évora, a intervenção vai dotar todo o edifício de novas condições de segurança e funcionalidade. A empreitada de requalificação representa um investimento de 1.289.965,67 €, com financiamento ao abrigo do Programa “Alentejo 2020” a 85%, tendo um prazo de execução é de 600 dias.

Com mais de dois séculos de existência, o edifício vai beneficiar de obras de conservação e consolidação estrutural que, entre outros, incluem trabalhos de estabilidade na cobertura. A acessibilidade vai ser alterada, tornando-a mais funcional: destaca-se neste aspeto a instalação de um elevador adaptado a visitantes com mobilidade reduzida e ainda um novo acesso a partir da Praça 1º de Maio. As instalações sanitárias serão adaptadas e as condições térmicas e acústicas serão objeto de renovação, tornando as salas mais acolhedoras e funcionais.

Importa salientar que não estão previstas modificações na imagem exterior, pelo que o Palácio de D. Manuel irá conservar a linha estética que o carateriza.

A requalificação do Palácio de D. Manuel integra-se no âmbito do projeto de criação do “Centro de Acolhimento Turístico e Interpretativo de Évora e Alentejo Central”, que irá num futuro próximo envolver toda a Praça 1º de Maio, com adaptação dos edifícios do Mercado e do Museu de Artesanato. O objetivo será a criação de estruturas que possam responder ao nível de exigência dos fluxos turísticos, nomeadamente no que se refere ao apoio geral, logística e informação qualificada não apenas sobre a cidade de Évora, mas também todo o Alentejo Central.

Populares