O Jardim Municipal de Sousel acolheu no passado sábado (20 de outubro) o I Encontro de Bandas Martinho Dimas, em homenagem ao falecido souselense, que contou com a participação da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel e a Banda Municipal Alterense (Alter do Chão).
A iniciativa surgiu de um grupo que forma a Comissão de Amigos, e contou com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Sousel.
Jorge Clérigo, da Comissão de Amigos, explica à Campanário que Martinho Dimas “dedicou toda a sua vida à cultura”, lamentando que em Portugal as homenagens sejam sempre feitas “a título póstumo”.
O representante recorda que o homenageado desenvolveu um grande trabalho, nomeadamente no âmbito do rancho folclórico, das bandas filarmónicas e dos grupos cénicos.
“A Banda de Sousel tem muitas pernas para andar e a breve trecho vai subir muito”
De salientar que a Comissão de Amigos pretende “ver o que há de bom e se pode manifestar em Sousel, para lembrar todos os que trabalham nomeadamente em prol da cultura”.
Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, afirma a esta estação emissora que o Encontro de Bandas é uma “merecida homenagem, como foram as anteriores, e tudo o que se possa fazer em nome deste homem e sempre pouco”.
“É sempre bom lembrar o saudoso Martinho Dimas”
Neste âmbito já havia sido realizado o Festival do Acordeão que por decisão da Câmara Municipal, e a partir deste ano, terá o nome de Martinho Dimas, para recordar e homenagear o ilustre souselense.
{gallery}sousel_bandas_out{/gallery}