A Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, decidiu favoravelmente a certificação da Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura.
Esta certificação foi comunicada à Câmara Municipal de Moura no passado dia 30 de outubro, sendo que a Cerimónia Pública de entrega do Certificado decorrerá no dia 16 de novembro, na Alfândega do Porto.
O projeto da Estação Náutica Lago Alqueva pretende desenvolver uma rede de atuação conjunta que agregue, fomente e consolide as competências do concelho de Moura no setor da Náutica, fazendo das atividades náuticas um motor do desenvolvimento turístico.
O desenvolvimento da Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura assenta em quatro fases, que contemplam a construção de infraestruturas e equipamentos como o Centro Náutico de Moura / Alqueva; Estrela – Aldeia Ribeirinha; Cais da Barca; e Centro de Remo do Ardila.
A 1.ª Fase, relativa à Plataforma Central de Lazer tem o início da obra previsto para setembro de 2019 e conclusão estimada para o primeiro semestre de 2020.
A 2.ª fase, referente à Área de Serviço de Autocaravanas será iniciada no primeiro semestre de 2019 e conclusão no segundo semestre do mesmo ano.
Já a 3.ª fase – Centro Náutico, e a 4.ª fase – Equipamento de Recreio e Lazer, têm arranque previsto para 2020.
A Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura irá permitir o desenvolvimento de vários eventos náuticos, bem como disponibilizar um conjunto de produtos e serviços, desde passeios marítimo-turísticos a prática desportiva e de pesca turística, desportiva e amadora.