A Universidade de Évora, através do seu Departamento de Informática, está a trabalhar em conjunto com a Universidade Cidade de Macau, no desenvolvimento de um novo sistema de tradução automático chinês-português, que deverá estar pronto dentro de um ano.
Segundo investigadores do projeto, este sistema distinguir-se-á dos existentes, pela introdução e utilização de informações específicas do chinês e português aplicadas ao conhecimento do mundo.
O projeto foi apresentado esta semana em Macau, na primeira conferência sobre inovação de conhecimento entre a China e os países de língua portuguesa e latino-americanos, sendo que necessita de um financiamento de cerca de 1 milhão de euros. Ao longo do último ano, a equipa de investigadores preparou candidaturas que serão brevemente apresentadas, em Macau, ao Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia.
O valor será divido entre Portugal e Macau em partes iguais, direcionando-se para suportar a infraestrutura tecnológica que ficará em Évora, assim como a equipa de investigadores a tempo, inteiro durante dois anos, que será constituída por três doutorados e mais cinco colaboradores.