Um simulacro de bomba no Aeroporto de Beja, testou a emergência da infraestrutura, na tarde desta quinta-feira (8 de novembro). Para tal, um avião com cerca de 8 dezenas de passageiros, aterrou de emergência na pista da Base Aérea 11, sob ameaça de bomba.
Depois de o veículo se encontrar estacionado no topo norte da placa do Terminal Civil de Beja (TCB), a bomba explode, seguindo-se um incêndio.
A realização deste tipo de exercícios é obrigatória para efeitos de manutenção do Certificado de Aeródromo, permitindo testar o Plano de Emergência do TCB.
Desta forma, o simulacro requereu a intervenção de centenas de operacionais de diversas entidades e levou ao encerramento da Estrada Municipal 528-2, que liga a rotunda do IP8 à localidade de São Brissos, no concelho de Beja, de acesso ao aeroporto.
No cenário do exercício, os operacionais encontraram perto de dezena e meia de passageiros feridos (figurantes), que são transportados para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja e 3 mortos, cujos corpos são levados para o Gabinete Médico-Legal, situada na mesma unidade hospitalar. Para uma maior celeridade no socorro foi criado um “corredor de emergência”, entre o aeroporto e o hospital de Beja.
O simulacro envolveu serviços militares da BA11, nomeadamente bombeiros, e aeroportuários, forças de segurança e assistência, assim como entidades externas do âmbito da Proteção Civil regional e municipal, corpos de Bombeiros, serviços de saúde pública e as autoridades civis e militares.